Mostra Travessias da Cena 2021.2

TRAVESSIAS DA CENA
XXIV MOSTRA DO CURSO DE TEATRO LICENCIATURA

MOVIMENTOS DA CRIAÇÃO

Entre os dias 04 e 18 de fevereiro o Curso de Teatro-licenciatura da Universidade Federal do Ceará apresenta à comunidade em geral algumas das produções acadêmicas e artísticas realizadas em 2021.2.

A XXIV Mostra do Curso de Teatro-licenciatura do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC) – TRAVESSIAS DA CENA, em sua edição 2021.2 Movimentos da Criação, traz à público algumas das produções realizadas pelos licenciandos no semestre 2021.2. A edição integra dois eixos curatoriais: o primeiro dedicado ao compartilhamento de pesquisas produzidas no âmbito do curso e, o segundo, focaliza a realização de aberturas dos processos de criação agenciados nos diferentes componentes curriculares e rodas de conversa.

Na semana de abertura da Mostra, de 4 a 10 de fevereiro, dedicada ao primeiro eixo, serão realizadas as apresentações públicas de 08 pesquisas durante as bancas de defesas de TCCs do Curso. Já na segunda semana, de 14 a 18 de fevereiro, o foco é lançar um olhar para os movimentos da criação tendo a noção de processualidade como eixo transversal de reflexão durante as rodas de conversas e as aberturas dos processos criativos. O segundo eixo integra 02 rodas de conversa, 05 apresentações presenciais e 16 experimentos cênicos que colocam em diálogo o teatro e o audiovisual. Não se trata de obras prontas e acabadas, ao contrário, interessa compartilhar com espectadores o ponto a que cada estudante chegou no seu percurso criativo e como as devolutivas do público podem oferecer novos elementos que impulsionem a continuidade desses movimentos da criação.

Na primeira roda de conversa serão recebides os artistas-pesquisadores egressos do Curso Kaye Djamiliá e Jota Junior para a conversa: Do vir a ser ao dar-se a ver: a processualidade na criação cênica, que será mediada pela professora Tharyn Stazak às 15h do dia 14 de fevereiro, com transmissão no canal de youtube do Curso de Teatro da UFC.

Ao longo da programação da segunda semana, a mostra trabalhará com três formatos de exibição: podcast (canal Ecos do Teatro); vídeos no canal de youtube do curso; apresentações presenciais no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno. As aberturas de processo em formato audiovisual e presencial resultam dos processos vivenciados nas disciplinas de Laboratório de Direção e Práticas de Encenação. Já os novos episódios do podcast Ecos do Teatro foram desenvolvidos na disciplina Estudos de Dramaturgia e Análise de Texto. Para participar das atividades presenciais será exigido passaporte de vacina e as sessões terão público reduzido.

Finalizando a programação, será realizada uma roda de conversa com a temática Escritas do desejo: da ideia ao projeto de encenação, mediada pela professora Carolina Vieira, com os licenciandes convidades Arthur Moreira, Fernando Otto, Mitchu Marinho e Robson Severiano, no dia 18 de fevereiro às 17h.

A professora Tharyn Stazak, coordenadora geral do evento, destaca que a realização desta edição “é uma forma de resistência ao apresentar publicamente as aberturas de processos mesmo diante de tantas adversidades na manutenção de elencos e de equipes de produção nas disciplinas que envolvem o trabalho coletivo. Além disso oportuniza a estes licenciandos e licenciandas, integrantes das turmas ou não, de se envolverem na organização e na produção executiva de uma mostra, contribuindo para a amplitude de sua formação artístico-profissional no percurso ofertado pelo Curso”.

A Mostra Travessias da Cena é uma ação permanente do projeto de extensão Cena e Sociedade do Curso de Teatro-licenciatura da Universidade Federal do Ceará.

Serviço:
Travessias da Cena – XXIV Mostra do curso de Teatro da UFC – Movimentos da Criação
Data: 04 a 18 de fevereiro de 2022
Onde: Canal do YouTube do Curso de Teatro-licenciatura UFC, no canal do Spotify Ecos do Teatro e plataforma googlemeet.
Horários diversos.

Acesse a programação

mostra-2021.2-primeira-semana

mostra-2021.2-segunda-semana

Canais

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCxmgUfNxEMpp_umqnL_3gpA
Spotify: https://open.spotify.com/show/0asqVMG59m0JjXxKzF5l3B?si=ihAIuO18RMC05hL3eusquA&dl_branch=1

Curso de Teatro-licenciatura ICA/UFC
Comissão organizadora: Tharyn Stazak (coordenação); Francis Wilker, Carolina Vieira, Matheus Castro.
Responsável técnica em Audiovisual: Grá Dias
Arte gráfica: Tobias Gaede