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Universidade Federal do Ceará
Curso de Teatro-Licenciatura

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Ateliê do Iprede

 

O Ateliê do IPREDE é um Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará, que tem atuado desde 2017 na produção e disseminação de práticas e conhecimentos sobre o desenvolvimento da primeira infância, através da educação e da experiência estética no terceiro setor.

O Ateliê se organiza em 10 eixos.

 

Cena Pi – É um coletivo artístico para a primeira infância. Conhecido como o grupo de teatro vinculado ao Ateliê do IPREDE, é um espaço responsável por pesquisar a cena teatral infantil. Os espetáculos e contações de história são apresentados no Setor de Acolhimento do Iprede e em eventos esporádicos. 

Diprimeira – É realizado um trabalho contínuo de acolhimento das crianças a partir da promoção de experiências artísticas como Contação de Histórias, Vivências com Desenhos, Pintura, Cineminha, Instalações Artísticas e etc. Essas atividades são realizadas por uma equipe formada por voluntários, bolsistas e profissionais de várias áreas.

Grupo de Pesquisa Ateliar – O Projeto de Pesquisa “Ateliê do Iprede: experiência estética na primeira infância” é cadastrado na plataforma Brasil e busca investigar as contribuições do Ateliê do IPREDE para o desenvolvimento infantil. Realizamos um trabalho de historicização das ações do Ateliê do IPREDE, um mapeamento do perfil sócio cultural das crianças atendidas e por fim, uma observação sistemática das ações procurando compreender como se dá o impacto social do ateliê na primeira infância .

Ateliê Livre de Pintura – Espaço reservado à promoção e desenvolvimento da educação criadora através da pintura livre. Tem como referência principal o Closlieu, ateliê de pintura concebido pelo educador austríaco Arno Stern, onde se realiza o que ele chama de “jogo de pintar”, espaço de livre expressão e criação artística das crianças e seus familiares. Nos inspiramos em Stern (1974, 1978) ao propor um ateliê em que a arte infantil é premissa fundamental para o desenvolvimento na primeira infância, valorizando os universos plásticos da criança, que, por meio da pintura elabora e expressa suas visões de mundo e seus aprendizados. O objetivo do ateliê de pintura não é formar artistas, quer dizer, ensinar e repassar técnicas da pintura para seus participantes, mas se constituir em uma ilha de livre expressão tão necessária e fundamental para a formação humana.

Ateliê Comunica – O Ateliê Comunica, projeto de extensão que responde pelo o setor Comunicação, surge como um desdobramento do Programa de Extensão Ateliê do Iprede a partir do viés comunicativo da produção e disseminação de práticas e conhecimentos em torno da primeira infância. Diante da profícua e complexa rede de ações desenvolvidas até o momento, o Ateliê do Iprede demanda por um plano de comunicação alinhado com os objetivos do programa para, enfim, inserir, também sob estratégias comunicativas, a experiência estética e singular no campo pedagógico que se pretende privilegiar fundamentalmente. Mais especificamente, as ações de extensão pretendidas pelo projeto se realizarão em duas etapas: 1) elaboração de plano de comunicação; 2) manutenção e execução do plano de comunicação. Para ambas as etapas, faz-se importante a criação de uma equipe multidisciplinar que abrace os eixos do design, da publicidade e do jornalismo.

Teatro de Primeira – O Teatro de Primeira iniciou como uma Mostra Universitária de Teatro pensada para a primeira infância, vinculada ao eixo Ensino. Atualmente, o Teatro de Primeira estuda a implementação de um espaço dedicado às apresentações cênicas e ao Ateliê Livre de Pintura dentro do Instituto da Primeira Infância e, posteriormente, ao funcionamento destes espaços com programação dedicada à primeira infância.

Ensino – Neste eixo, colaboramos com a formação dos discentes, das licenciaturas em Artes e Pedagogia da UFC, oportunizando experiências curriculares no terceiro setor. Buscamos divulgar e fomentar o Ateliê como espaço propício para estágios, atividades complementares e demais ações curriculares.

Abordagem Pikler – Este setor tem como objetivo sensibilizar as mães sobre a importância dos momentos de movimento livre e do brincar livre dos seus filhos. O projeto pretende reunir mães e bebês entre seis meses e dezoito meses, no Iprede, para sessões quinzenais de brincar livre, que acontecerá em uma sala preparada especialmente para os bebês, com a finalidade de proporcioná-los o máximo de explorações, experiências e descobertas por meio do brincar com objetos não estruturados, com tamanho, texturas, formato e peso diferentes, produzidos com madeira, tecido, alumínio, plástico, silicone, além de elementos da natureza. O projeto se fundamenta nos princípios da Abordagem Pikler, desenvolvida pela pediatra austríaca Emmi Pikler, que foca na importância dos cuidados, do vínculo, da segurança afetiva e da motricidade livre do bebê, considerado nessa abordagem como um ser potente e capaz desde o nascimento. As sessões serão desenvolvidas em uma sala do Iprede, que possibilitarão as mães uma oportunidade de observar com afetividade, as descobertas e conquistas motoras de seus bebês, enquanto constroem um olhar sensível para as ações das crianças com o outro, com o objeto e com o meio durante o momento do brincar.

Formação Continuada – Em atenção à necessidade de capacitação da equipe de trabalho do Ateliê do IPREDE, e à procura da comunidade por cursos oferecidos anteriormente, as ações de Formação Continuada visam criar um cronograma de atividades formativas (palestras, cursos, vivências), voltadas para as relações entre a Arte e o desenvolvimento na primeira infância. A formação continuada é necessária ao processo de aperfeiçoamento constante dos saberes docentes. No histórico do Ateliê contamos, em 2018, com um curso de extensão de aulas mensais; e em 2019 quatro cursos independentes. Os temas alcançaram as especificidades das linguagens artísticas, suas relações com a infância e possíveis modos de abordagem. Em uma nova perspectiva, pretendemos montar um calendário de encontros mensais de formação continuada, que ocorrerá aos sábados com a presença da equipe deste programa de extensão; bem como abriremos vagas para a comunidade. Do mesmo modo, pretendemos levar até ao conhecimento das escolas públicas e privadas de Fortaleza-CE, as tecnologias sociais que vêm sendo desenvolvidas no âmbito destes programas.

Sustente – Através do setor Sustente – consultoria para captação e comercialização, continuamente, a equipe de trabalho deste programa oferece consultoria para elaboração de projetos culturais, bem como para a possibilidade de comercialização dos produtos oferecidos, visando a sustentabilidade do Programa, através da contratação, pelo Iprede, de profissionais, recursos materiais de consumo e permanente, e custos com instalação e manutenção predial. 

 

Equipe: Profa. Dra. Carolina Vieira; Prof. Dra. Luciane Goldberg; Prof. Dr. Pedro Henriques; Profa. Dra. Cristina Façanha; Profa. Tamara Larripa; Regis Torquato e Prof. Ms. Gilvamberto Felix

Instagram: Atelie do Iprede

 

 

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