gov.br

Curso de Teatro-Licenciatura

DOS TEMPOS DA/NA CENA: entre teatro, tecnologia e alegoria

A pesquisa propõe pensar, de maneira teórica e por meio de experimentações artísticas, acerca da potência espacial da cena teatral, sobretudo, no que esta carrega de movimento, ou seja de tempos. Trata-se de uma pesquisa inspirada na prática e teoria teatral do dramaturgo e diretor chileno Ramón Griffero. Soma-se a esta inspiração o diálogo entre cena e tecnologia, o que permitirá abordar o dispositivo cênico como aparato e, assim, desdobrar esses tempos cênicos em seu alcance alegórico. Neste alcance, de referência benjaminiana, o espaço se revela como uma intensidade sensória, evidenciando seu caráter e força de exposição, seja imagético, tátil, auditivo, entre outras possibilidades na arte teatral.

Deste modo, se pretende indagar como esta força de exposição se constitui como algo crucial para a configuração de novas poéticas, de novas possibilidades formais, gestuais, vocais, sensoriais, que o espaço cênico pode gerar como intensidade relacional com o público. Da mesma maneira, interessa deste alcance alegórico o seu traço público e histórico, extemporânea, mais precisamente com Griffero, pós-ditatorial. É este vínculo entre cena, tecnologia e alegoria, que interessa indagar nesta pesquisa, arriscando gerar tanto práticas cênicas (experimentações), com artistas da cidade de Fortaleza, como artigos sobre estas temáticas e processos criativos.

As experimentações se dão em duas linhas: 1) abordando a questão pós-ditatorial, com um grupo composto com estudantes da graduação e estudantes e egressos da pós-graduação; 2) abordando a questão do extemporâneo, a partir da literatura do Autor russo Anton Tchekhov, com o grupo da cidade de fortaleza, Os Pícaros Incorrigíveis. Em ambos processos, se indagará nesta força material da cena, nas suas dimensões de imagem, ritmo com seus respectivos alcances poético-políticos. Este projeto de pesquisa integra as atividades do grupo de pesquisa LAB-CENAs (Laboratório de investigação em poéticas e políticas do corpo da cena).

Coordenador: Héctor Andrés Briones Vásquez

Discentes envolvidos: Ação 1: Graduação (02); Mestrado Acadêmico (02); Mestrado Profissional (01); Ação 2: Artistas da cidade (09).

Página: