Cartografias do ensino da direção teatral no Brasil

O projeto Cartografias do ensino da direção teatral no Brasil: um olhar para as licenciaturas em Teatro das Universidades Federais do Nordeste – PIBIC tem como objetivo analisar os pressupostos teórico-metodológicos que subsidiam o ensino da direção/encenação teatral em 08 cursos de Licenciatura em Teatro de universidades federais brasileiras localizadas na região Nordeste.

Interessa investigar aspectos como: de que modo o ensino da direção teatral é estruturado nos currículos? Quais os pressupostos epistemológicos que subsidiam o ensino da direção nesses cursos? Quais abordagens metodológicas podem ser identificadas na prática desses docentes? Quais elementos o contexto do isolamento social agregou à prática e ensino da encenação? Essas são algumas questões que motivam o desenvolvimento da pesquisa e sua importância.

A perspectiva metodológica sustenta-se na análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos; na aplicação de questionários junto aos docentes das disciplinas de direção; na realização de entrevistas semiestruturadas com esses professores. Ao articular reflexões sobre o ensino da direção teatral considerando a prática de, no mínimo, 08 professores, o projeto pretende reunir pistas iniciais que possam inspirar novas formulações para o ensino da direção no século XXI nos cursos de Licenciatura em Teatro.

Coordenador: Francis Wilker

Discentes envolvidos – Bolsistas: Anthony William Fernandes – PIBIC/ICT Funcap – Setembro de 2022 a Janeiro de 2023; Fabrícia Alves Abreu – PIBIC/IC-Voluntária – Setembro de 2022 a Outubro de 2022; Fabrícia Alves Abreu – PIBIC/CNPQ – Novembro de 2022 a Março de 2023; Pablo Vilanova Ramos da Costa – PIBIC/ICT Funcap – Fevereiro de 2023 a Março de 2023.