Mostra Travessias da Cena 2021.1

Data de publicação: 1 de setembro de 2021. Categoria: Sem categoria

A XXIII Mostra do Curso de Teatro-licenciatura do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC) – TRAVESSIAS DA CENA, em sua edição 2021.1 “Fabulações Cênicas em Rede”, traz à público entre os dias 6 e 13 de setembro, cerca de 37 experimentos que se aventuram a recriar realidades do contexto de ensino remoto.

Enfrentando os diversos desafios que envolvem tanto o ensino quanto a produção teatral durante a pandemia serão exibidos vídeo ensaios, podcasts, cenas curtas e espetáculos, criados por estudantes de diferentes semestres a partir dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas que envolvem a prática artística e que, neste contexto, proporcionaram oportunidades singulares de aprendizagem.

O público terá acesso gratuito a todos os trabalhos pelo canal do Curso de Teatro-licenciatura no Youtube e pelo canal Ecos do Teatro no Spotify. As playlists serão gradativamente postadas nos respectivos canais durante os dias do evento, de modo que o público possa acompanhar e se engajar na dinâmica proposta – o material ficará disponível até o final do evento e alguns dos conteúdos integrarão o acervo dos canais do curso, podendo ser acessados pelos interessados a qualquer tempo.

Para a abertura do evento, serão recebides os artistas e pesquisadores Iarlei Rangel (Grupo Esparrama) e Clarice Cardell (La Casa Incierta) para a conversa Teatro para as Infâncias que será mediada pela professora e diretora Renata Kely. A live acontecerá às 17h do dia 06 de setembro, e contará com a emissão de certificado aos participantes.

Ao longo da programação, entre 07 e 13 de setembro, serão exibidos os experimentos correspondentes ao resultado final das disciplinas: Práticas de Encenação (orientação do professor Francis Wilker); Laboratórios de Direção (orientação da professora Carolina Vieira e Francis Wilker), Introdução à Direção (orientação da professora Carolina Vieira); O Ator e a Câmera (orientação da professora Juliana Carvalho) e da atividade de Montagem (orientação e direção da professora Renata Kely).

Na disciplina O Ator e a Câmera os trabalhos focalizaram a atuação voltada para o cinema – adaptando técnicas, conceitos e procedimentos que vem do teatro, a fim de ajudar a jovens atrizes e atores a se colocarem de modo criativo e autônomo na cena audiovisual. Segundo a prof. Juliana Carvalho, que ministrou a disciplina, “a nossa proposta foi de que cada aluna/atriz e aluno/ator saísse com um vídeo de até cinco minutos, que funcione como portfólio audiovisual para seleções de elenco em curtas e longas metragens. Ao todo foram criadas 14 cenas, 13 das quais foram filmadas no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, respeitando os protocolos de distanciamento, mas garantindo uma qualidade técnica para os trabalhos e oportunizando às/aos estudantes um pouco da experiência de um set de filmagem”.

Já na disciplina de Introdução à Direção Teatral cujo percurso oferece um estudo inicial sobre a encenação teatral, a proposta apresentada pela prof. Carolina Vieira levou em consideração as transformações da função da direção teatral e os diversos modos de abordar este fazer na cena contemporânea, os estudantes concluíram seu percurso formativo realizando entrevistas para saber mais sobre o que pensam os artistas da cena a respeito da arte de encenar. Essas conversas tomaram formato de Podcast, com locução, roteiro e produção dos estudantes.

Para o prof. Francis Wilker, “o principal exercício ao longo do semestre foi o de inventar possibilidades de gerar poesia a partir da imensa precariedade que estamos vivendo no país”. O professor, que orientou os trabalhos da disciplina de Práticas de Encenação, enfatiza que as mesmas “são criações que emergem no diálogo entre teatro e audiovisual e enfatizam a experimentação, os processos e, em alguns casos, a reflexão sobre o próprio percurso de aprendizagem. Sobretudo, cada experimento é uma voz que se levanta, com muito esforço, para não ceder ao desencanto desse assombroso presente”.

Complementando a programação, será realizada no domingo dia 12/09, às 14h, uma roda de conversa sobre o percurso criativo vivenciado na atividade de Montagem. O evento encerra com um Sarau, organizado pelo professor Gil Brandão e seus alunes às 20h do dia 13 de setembro.

A professora Tharyn Stazak, coordenadora geral do evento, destaca que a realização desta edição “além de apresentar os resultados das ações artístico-pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas a partir da exibição pública dos trabalhos, traz mais uma oportunidade à alguns estudantes, integrantes das turmas e atuais voluntáries no projeto de extensão do curso, de se envolverem também na organização e na produção executiva da mostra, contribuindo para a amplitude de sua formação artístico-profissional no percurso ofertado pelo Curso”.

A Mostra Travessias da Cena é uma ação permanente do projeto de extensão Cena e Sociedade do Curso de Teatro-licenciatura da Universidade Federal do Ceará.

Serviço:

Travessias da Cena – XXIII Mostra do Curso de Teatro da UFCFabulações Cênicas em Rede

Data: 06 a 13 de setembro de 2021

Onde: Canal do YouTube do Curso de Teatro-licenciatura UFC  – https://www.youtube.com/channel/UCxmgUfNxEMpp_umqnL_3gpA e no canal do Spotify Ecos do Teatro – https://open.spotify.com/show/0asqVMG59m0JjXxKzF5l3B?si=ihAIuO18RMC05hL3eusquA&dl_branch=1

Horários diversos.

Acesse a programação:

programacao-mostra-travessias-2021.1

Produção: Curso de Teatro-licenciatura ICA/UFC

Comissão organizadora: Tharyn Stazak (coordenação); Renata Kely; Francisca Firina; Kimberly Thayná; Matheus Castro; Tupini; Vitor Damasceno; Eliaquim Portela; Luana Beatriz e Tiago Duarte

Responsável técnica em Audiovisual: Grá Dias

Arte gráfica: Tobias Gaede