Webinário Teatro-licenciatura UFC 10 anos: modos de pertencer e agir no seu tempo

20 de julho a 21 de agosto de 2020

Durante um mês inteiro de ações em ambiente virtual a proposta do Webinário esteve voltada principalmente a celebrar uma década de criação do curso de Teatro-licenciatura da Universidade Federal do Ceará e suas contribuições para as artes da cena e para o ensino de Teatro no estado.

No entanto, por ter realizado durante a pandemia, o evento criou também uma rede afetiva e reflexiva que, colocando em interação egressos, professores do quadro permanente, professores colaboradores, estudantes atuais e comunidade para dialogarem sobre o legado do curso, nos permitiu cultivar a resistência para discutir, pertencer e agir em nosso tempo.

Pensado a partir da tríade artista-pesquisador-docente – noção que sustenta o projeto pedagógico do curso – o webinário foi organizado a partir de três eixos: indagar o tempo, em que se discutiu questões emergentes do presente; reabrir o tempo, que propôs um olhar perspectivo para as práticas do curso ao longo desses dez anos nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão; e recriar o tempo, que se configurou como um eixo de programação mais diretamente voltado aos processos artísticos-pedagógicos e possibilidades performativas nas redes sociais.

A curadoria, que integrou docentes e estudantes na sua formulação, priorizou a participação de egressos, professores e estudantes do curso, além de duas convidadas, Ileana Diéguez (UAM, México) e Eleonora Fabião (UFRJ), pesquisadoras que têm oferecido valiosas contribuições acerca do teatro latino-americano, da arte da performance e suas implicações éticas, estéticas e políticas.

As atividades contemplaram também propostas artísticas: nas sextas-feiras foram realizados encontros de DesMontagens, para apresentar os bastidores e as memórias dos processos artísticos pedagógicos que deram origem aos 10 espetáculos criados na disciplina de Montagem e que ganharam os palcos da cidade. Já as noites de sexta mobilizaram diversos seguidores a apreciar o Sarau Vozes em Performance, com muita música e poesia e uma inédita batalha de lip sync (dublagem), batizada de Divas Vorazes (pode ser vista no igtv do perfil @teatroufc).

A programação criou um movimento em que os diferentes tempos se articularam e projetaram um olhar desejante e comprometido com o futuro. O evento remoto, teve um alcance surpreendente e as respostas dos participantes enfatizaram a aproximação que puderam ter ao Curso e a necessidade de estar em troca com as pessoas. Foi criado um canal no Youtube que hoje possui vários vídeos com conteúdos da área postados. Atualmente é também utilizado para exibir produções artísticas finais das disciplinas realizados pelos discentes.

Onde assistir:

Canal no Youtube do Curso de Teatro-licenciatura da UFC – https://bit.ly/youtubeteatrolicenciatura

Instagram: https://www.instagram.com/teatro.ufc/

Realização: Curso de Teatro-Licenciatura/ Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno/ Instituto de Cultura e Arte UFC

Organização: Francis Wilker (coordenação geral); Juliana Carvalho; Ghil Brandão; Juliana Rangel; Renata Silva

Suporte Técnico: Lucas Campos; Grá Dias; Linekely Aguiar; Plínio Costa e Natália Wirtzbiki.

Programação Visual: Tobias Gaede

Assessoria de Comunicação: Renato Abê
Bolsistas de Comunicação: Vitória Silva (Jornalismo) e Yanka Leandra (Designer)
Produção e secretariado: Linekely Aguiar