A palavra progresso na boca de minha mãe soava terrivelmente falsa – 2017.2

DISCIPLINA: (X) Montagem ( ) Práticas de Encenação

Texto: Matéi Visniec

Direção: Juliana Carvalho

Elenco: Bento Guimarães, Dani Chaves, Davi Amaral, Davi Neto, Jeferson Tinoco, Lucas Baber, Lucas Madi, Marcos Paulo, Nágila Holanda, Priscila Cordeiro, Raquel Colares e Suy Melo.

Assistência de direção: Marcos Paulo, Lucas Madi e Priscila Cordeiro

Preparação de canto: Poty Fontenelle (ICA/UFC)

Sonoplastia: Ayrton Pessoa

Cenografia: Rodrigo Frota (URCA)

Figurino: Ricardo Bessa (UNIFOR)

Iluminação: Wallace Rios

Produção ICA: Henrique Rocha e Tobias Gaede

Produção executiva: Suy Melo, Priscila Cordeiro, Lucas Madi

Interlocutores convidados: prof. dr. Adolfo Pereira de Souza Júnior (UNILAB) e prof. dr. Ricardo Nascimento (UNILAB)

Designer gráfico: Tobias Gaede

Fotografia: Dani Chaves

Operação de som: Jeísa Fontenele

Bilheteria: Wenner Mesquita

SINOPSE: A história se passa em um país que conquistou sua independência após um intenso período de conflitos bélicos, que culminaram na dissolução da antiga Iugoslávia e do regime comunista que a sustentava. Um pai e uma mãe retornam a esse país, agora capitalista, e deparam-se com sua casa semi destruída e com a ausência do seu filho, morto na guerra. O desejo materno de enterrar o filho e a incansável busca paterna pelos seus restos mortais revelam uma paisagem que esconde várias camadas sobrepostas de mortos anônimos (e de guerras). O amor e a dor de uma mãe são o que ainda resistem ao progresso e à mercantilização da vida e da morte.

PÚBLICO ALCANÇADO: 320 espectadores