Acervo Doc. Teatro Ricardo Guilherme

O Acervo Doc. Teatro Ricardo Guilherme é composto por mais de 13 mil itens de documentos arquivísticos e bibliográficos reunidos pelo dramaturgo Ricardo Guilherme ao longo de seus 50 anos de carreira nas artes.

A coleção de fotografias, textos dramatúrgicos, livros e muito mais foi doada por ele mesmo à Universidade Federal do Ceará, no ano de 2010. De 2010 a 2010 o acervo esteve no TUPA. Em 2019, com a criação do projeto Acervo ICA, o material passou a ser custodiado no ICA/UFC e desde então foi passando por um processo completo de higienização, catalogação, digitalização e difusão.

Atualmente, a coleção conta com aproximadamente 230 itens, entre fotografias, recortes de jornal, folders, cartazes, folhetos, partituras para teatro e mais. Tudo é dividido entre três seções: Curso de Arte Dramática – CAD/Grupo Teatro Universitário, Teatro Cearense e Teatro Brasileiro.

O Acervo Ica é um projeto coordenado por Jocastra Holanda, lançado no final de 2020. O portal online é um espaço que reúne todo o conteúdo produzido dentro do projeto e abriga, entre outras, a coleção Doc. Teatro que encontra-se disponível para consulta do público.

Lembrando que a coleção do Doc. Teatro Ricardo Guilherme possuem descrição completa e acesso em libras para garantir a acessibilidade ao material. As ações do projeto – além da preservação, catalogação, digitalização e difusão – ainda promove formação e a democratização do acesso de importantes acervos e coleções artísticas e culturais, de memória e patrimônio cultural para a sociedade em geral, e especialmente a acessibilidade de pessoas com deficiência.