Laboratório de Artes Visuais na galeria OMA em São Paulo

Data de publicação: 28 de agosto de 2023. Categoria: Sem categoria

“Instabilidade Fundamental” propõe tratado político de convivência

Os artistas cearenses Lucas Dilacerda (PPGARTES) e Ana Mundin (Curso de Dança/ICA), participam da produção da exposição a partir da coletividade proposta por Laboratório de Artes Visuais na galeria OMA em São Paulo.

Anny Lemos, Caminhos internos, 2021 – acrílica sobre tela. [imagem: divulgação OMA Galeria]

No dia 26 de agosto, a OMA Galeria abre a exposição coletiva “Instabilidade Fundamental”, com curadoria de Alice Granada, Ana Carla Soler e Lucas Dilacerda. A mostra conta com produções de 26 artistas envolvendo questões sobre paisagem, arquitetura, corporeidade e materialidade em diferentes meios e técnicas. A exposição ainda conta com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, obras interativas, sonoras e táteis.

A partir da diversidade dos trabalhos, abrangendo a relação entre similaridades e diferenças, a equipe curatorial propôs o título da mostra: “Instabilidade Fundamental”. A frase faz referência ao psicanalista francês Jacques Lacan (1901 – 1981), que afirmou que todo “equilíbrio” é na verdade sustentado por uma base de instabilidade. A exposição foi pensada como um tratado político de convivência, mostrando a produção de artistas de territórios e trajetórias distintas, constituindo zonas de contato e de fricção entre as obras apresentadas.

Dividida entre os dois andares da galeria, a mostra conta com três núcleos: “Arquiteturas intensivas”, discutindo a relação conflituosa entre as construções humanas, a natureza e as materialidades; “Corporeidades afetivas”, tratando das tensões dos limites entre o corpo, o mundo e o tempo; e “Paisagens sociais”, abordando a subjetividade, o ambiente e a sociedade, compreendendo a percepção também como algo político. Os três eixos da mostra tensionam a relação entre o passado, presente e o futuro, as relações com as tecnologias e a percepção do mundo com tempos dilatados e sobrepostos.

Ana Mundim, De que são feitos os restos?, 2021 –

Quadro de vidro duplo com água, areia e fotografia digital, impressão com tinta látex sobre papel fotográfico.

[imagem: divulgação OMA Galeria]

Vitor Mazon, Sem título, série Kraken, 2023 lascas de madeira e tinta acrílica sobre tela descartada.

[imagem: divulgação OMA Galeria]

O mote do conceito curatorial partiu da noção de deslocamento apresentada pelos próprios artistas participantes do projeto, que fizeram uma caminhada entre as sedes de São Paulo e São Bernardo da OMA Galeria para pensar e desenvolver a exposição.

Caminhada do grupo de artistas entre as sedes de São Paulo e de São Bernardo da OMA Galeria. [imagem: divulgação OMA Galeria]

A exposição coletiva faz parte do processo de discussões e vivências propostos pela 8ª Edição do Laboratório OMA de Artes Visuais, mediadas pelo galerista Thomaz Pacheco. O Laboratório faz parte das ações da galeria que visam a discussão sobre circuito de arte, a profissionalização, e a elaboração de projetos culturais.

A produção da mostra foi realizada pelos artistas participantes do projeto, selecionados por um edital no início de 2023. O grupo se dividiu em quatro frentes: produção, comunicação, educativo e comercial – para trabalharem na execução das diferentes etapas do projeto. Além da elaboração da exposição e da sua divulgação, o grupo também irá realizar a comercialização das obras junto à galeria e fará ações de mediação em formato on-line (em datas a serem divulgadas) e presencial na galeria e em escolas.

A mostra segue até o dia 23 de setembro com entrada gratuita.

Cronograma de Atividades:

02/09 – Visita mediada na OMA Galeria

16/09 – Visita mediada na OMA Galeria.

23/09 – Encerramento da exposição com conversa com a curadoria.

Instagram do projeto: @oma.laboratorio

Participantes da 8ª. Edição do Laboratório OMA de Artes Visuais:

Ana Mundim, Ana Rorras, André Tietzmann, Anny Lemos, Camila Alcântara, Carla Duncan, Caroline Westt, Consuelo Veszaro, Danilo Kato, Diego Rufino, Fábio Masami, Felipe Diniz Sanguin, Fernanda Corsini, Francis Rodrigues, Ieva Martinaitis, João Paulo Paixão, Juliana Brandão, Laura Reis, Lucas Ferreira, Mari Sperandio, Marina Rodrigues, Mirla Fernandes, R. Trompaz, Vitor Mazon, Vitor Pádua e Vitória Barreiros.

Serviço:

Instabilidade Fundamental
Data da abertura: 26 de agosto de 2023

Horário da abertura: das 13h às 17h

Exposição: de 26/08/2023 a 23/09/2023

Visitação: terça – sexta-feira: 14h às 19h e sábados: 10h às 15h.

Local: OMA Galeria

Endereço: Rua Pamplona, 1197, casa 4 – Jardins – São Paulo, SP

Assessoria de imprensa: Patrícia Gil (11 99596-8224)

Francis Rodrigues (41 99653-3164)