Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Curso de Teatro-Licenciatura

Área do conteúdo

Estudantes do Curso de Teatro do ICA-UFC compõem elenco de filme premiado

Data de publicação: 7 de fevereiro de 2022. Categoria: Sem categoria

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) concedeu ao longa metragem cearense Cabeça de Nêgo (2021) o prêmio de melhor filme de 2021.

No longa metragem, escrito e dirigido por Déo Cardoso, o ator Lucas Limeira, estudante do Curso de Teatro-licenciatura do ICA-UFC, dá vida ao jovem Saulo, um estudante da rede pública de ensino que tenta implementar mudanças na sua escola inspirado pelo livro dos Panteras Negras. É nesse contexto que enfrentará conflitos com colegas e professores até ser expulso por reagir a um insulto racista. A situação limite instaurada pela trama se dá quando o aluno se recusa a deixar os espaços da escola até que a justiça seja feita, o que irá movimentar uma grande mobilização de estudantes e a disputas de narrativas com órgãos governamentais e a própria imprensa.

O filme coloca em primeiro plano a questão do preconceito racial no ambiente escolar e evoca intelectuais e artistas negros que, ao longo da história, têm contribuído com a luta antirracista e a produção de arte e conhecimento a partir de um ponto de vista da vivência do corpo negro. Sobretudo, Cabeça de Nêgo é um filme que mobiliza a ação e nos convida a não naturalizar a violência cotidiana que mata tantos jovens negros no Brasil da vida real.

Compondo o elenco de Cabeça de Nêgo, ainda estão o ator e produtor cultural Lucas Madi, egresso do Curso e a atriz Larissa Góes, aluna atual do Curso que também conta com vasta experiência em produções para o cinema e para a tv.

A temática do filme e o protagonismo das personagens dialogam fortemente com a própria vivência desses jovens atores. São estudantes que, ao longo de seus percursos de graduação, contribuíram com o curso ao colocar tanto em cena quanto nas discussões coletivas, suas reflexões sobre as consequências do racismo no Brasil.

Um desdobramento destas trajetórias no curso foi a criação, em 2017,  do coletivo artístico preto – Teatro na porta de casa, que reúne Lucas Limeira e alguns colegas do Curso como Ana Karoline, Conceição Costa, Mateus Tupini e Gabe Antunes.

Parabenizamos esses alunxs pelos seus trabalhos e desejamos vida longa e próspera em suas realizações!!

Acompanhe as ações do coletivo Teatro na porta de casa: https://www.instagram.com/teatronaportadecasa/

FONTES: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/01/jaider-esbell-cabeca-de-nego-e-marina-sena-sao-premiados-pela-apca.shtml

https://www.otempo.com.br/diversao/jaider-esbell-cabeca-de-nego-e-marina-sena-sao-premiados-pela-apca-1.2605132

FOTOS DO FILME: Marcos Hirano

Acessar Ir para o topo