Saraus: Voz em Performance
Desde 2016, o projeto Saraus: Voz em Performance vem atuando com estudantes do Curso de Teatro-Licenciatura. Os Saraus, na contemporaneidade, nas variadas poiesis da cena, adquiriram potentes contornos, dinamizados pelo diálogo e intersecção das várias linguagens artísticas. As vozes, presentes no ato performativo, além de manifestarem suas singularidades artísticas, também fazem agir, ressoar e reverberar suas pautas, suas urgências. Prática, que vem se expandindo por diversos lugares e provocando potentes encontros coletivos de criação, experimentação e reinvindicações.
Nesse sentido, o projeto Saraus: Voz em Performance é também uma forma de fazermos movimentar no contexto acadêmico essas ideias e ações. Focado numa prática de artes integradas e também numa reflexão estética, teórica, tendo como referência o conceito de Voz em Performance de Paul Zumthor, a voz não separada do ato performativo, do tempo-espaço da fricção, da ação corpórea.
Objetivo Geral:
Proporcionar a prática da poesia como cena teatral, fundamental para a formação dos estudantes, ampliando as habilidades vocais, a comunicabilidade e a criatividade.
1. Articular a interação dos estudantes-bolsistas com a comunidade acadêmica e o público em geral; ação fundamental para a desenvolvimento da sociabilidade, sobretudo para nosso contexto da linguagem teatral.
2. Gerar a reflexão teórica e prática da poesia com a cena, na contemporaneidade vem se tornando um fértil e criativo material para o exercício da criação cênica.
3. Despertar o participante/espectador para a relevância da educação dos sentidos com vista à (re)elaboração de conteúdos críticos, sensíveis que possam modificar a percepção de mundo de quem vivencia o experimento com a arte do teatro, da cena.
Equipe:
Coordenação: Gilson Brandão Costa e Orlando Luiz de Araújo (vice coordenador)
Colaboração: Péricles Sabóia
Bolsistas: Lara Fernandes Mesquita, Felismina Cordeiro de Souza, Erlano Dantas de Sousa, Eliaquim Portela.