Experiência vocal, saúde e formação de professores na escola

“ A fala não se comunica como mercadoria, como bens, como dinheiro, ela se transforma, ela passa e se dá. Viva de
um ao outro[…] É o dom de falar que se transmite; o dom de falar que recebemos e que deve ser dado” (NOVARINA, 1996).

Destinado a professores de escola pública da cidade de Fortaleza em interação com licenciandos do Curso de Teatro-Licenciatura no ambiente da escola b ásica, o projeto articula ações formativas que envolvem os três eixos da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Na intenção de contribuir com a extensionalização universitária o tece conhecimento sensível, artístico e científico dentro do ambiente da escola básica.

As ações  objetivam despertar — através da percepção, por parte dos próprios professores participantes, de suas vozes e da potência expressiva das mesmas, articulando oralidade e saúde — cuidados de si e criação de vocalidades poéticas na escola.

Ações: ciclos formativos de oficinas com as seguintes temáticas:  Ciclo 1 – Percepção de si e cuidados com a voz do professor/a; Ciclo 2 – Memórias e criações de vocalidades poéticas; Ciclo 3- Apresentações Artísticas na Escola.

Projeto Vocalidades expandidas na escola em uma poética de elos encantados

Em 2022 ampliamos as ações do projeto de extensão/pesquisa universitária na Universidade Federal do Ceará também contemplando estudantes do Curso de Teatro-Licenciatura para o ambiente da escola pública de ensino básico.

Como sabemos, o professor forma um grupo de profissionais da voz que possui uma grande necessidade de conhecimento e ativação de uma voz-corpo para o seu ofício docente. Por isso mesmo, o que estamos trabalhando, para além de uma noção fisiológica e anatômica da voz falada, é uma consciência da voz expandida, pensando em um estado relacional da voz, uma abertura de singularidades sensíveis das vozes no encontro das relações afetivo- comunicativas.

Neste projeto, trabalhamos a voz tanto realizando oficinas para professores que lecionam em escolas básicas, como também, em conjunto com atores-estudantes do Curso de Teatro da UFC, perspectivando formação ampliada em voz e sonoridades como também criação de cenas que partem da investigação da performatividade poética da voz. A vocalidade poética, neste projeto, é acessada através de textos que partem de mitos afro-ameríndios, na busca de uma conexão entre o nós, no tecer do fio das nossas histórias submersas, criando e recriando nossos elos. Inspirados por Ailton Krenak, nos perguntamos: seria a experiência vocal expandida um exercício de “coragem para sair de uma atitude de negação da vida para um compromisso com a vida”(Krenak) através do ressoar relacional de vocalidades poéticas esquecidas? Que possibilidades de ressonâncias a criação de vocalidades poéticas que partem de outra cosmogonia podem trazer para o ambiente da escola? Essas são algumas perguntas que inspiram este projeto.

Integrantes: Profa. Juliana Rangel (coordenação), Profa. Ângela Deyva (co-coordenação/parceira externa da escola básica), Felismina Cordeiro e Felipe Pinheiro (licenciandos Curso de Teatro-Licenciatura).

Instituição Parceira: Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA)- Professor Gilmar Maia de Sousa (SEDUC).