Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Teatro-Licenciatura

Área do conteúdo

Projetos de Ensino

 

Programa de Iniciação à Docência

O Programa de Iniciação à Docência (PID) é uma ação didático-pedagógica institucional desenvolvida no âmbito dos diversos cursos de graduação da UFC. Efetiva-se por meio da atuação dos discentes em componentes curriculares sob a orientação de um professor orientador do quadro efetivo, permitindo ampliar os espaços de ensino-aprendizagem e estimular o interesse pela carreira docente.

Objetivos:

a) Contribuir para o processo de formação do estudante de graduação da UFC;
b) Proporcionar a participação do estudante monitor nas atividades docentes;
c) Facilitar a interação entre estudantes e professores nas atividades de ensino, visando à melhoria da aprendizagem;
d) Proporcionar ao monitor uma visão de conjunto da disciplina e das experiências da relação teoria e prática;
e) Envolver o estudante nas atividades de ensino associadas ao planejamento e à pesquisa.

O PID oferece bolsas para estudantes de graduação.

 

Projetos PID – 2023

 

Preparação do diretor: ensino e aprendizagem em direção teatral

Professor: Carolina Vieira – Monitores: Wilyane Teixeira e Ana Kaylane

Disciplinas: Laboratórios de direção: work in process

 

História do teatro no ocidente: prototeatro à cena contemporânea

Professor: Gilson Brandão – Monitores: Matheus Castro e Felismina Cordeiro

Disciplinas: História do Teatro: moderno ao contemporâneo

 

A pedagogia teatral como experiência compartilhada

Professor: Juliana Carvalho – Monitores: Letícia Cacau Leite, Peri Sabóia e Kimberly Thayná

Disciplinas: Estágio Supervisionado I; O ator e a câmera; Tópicos especiais em artes cênicas I e Estágio Supervisionado II

 

Autorias coletivas: experiências pedagógicas para uma teatralidade contemporânea

Professor: Renata Silva – Monitores: Ruggieri Maia

Disciplinas: Autorias Coletivas

 

Metodologias ativas na formação de professores de teatro

Professor: Tharyn Stazak – Monitores: Tereza Benigno

Disciplinas: Arte na educação e Metodologias do ensino de teatro

 

 

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo