Projetos de Ensino
Programa de Iniciação à Docência
O Programa de Iniciação à Docência (PID) é uma ação didático-pedagógica institucional desenvolvida no âmbito dos diversos cursos de graduação da UFC. Efetiva-se por meio da atuação dos discentes em componentes curriculares sob a orientação de um professor orientador do quadro efetivo, permitindo ampliar os espaços de ensino-aprendizagem e estimular o interesse pela carreira docente.
Objetivos:
a) Contribuir para o processo de formação do estudante de graduação da UFC;
b) Proporcionar a participação do estudante monitor nas atividades docentes;
c) Facilitar a interação entre estudantes e professores nas atividades de ensino, visando à melhoria da aprendizagem;
d) Proporcionar ao monitor uma visão de conjunto da disciplina e das experiências da relação teoria e prática;
e) Envolver o estudante nas atividades de ensino associadas ao planejamento e à pesquisa.
O PID oferece bolsas para estudantes de graduação.
Projetos PID – 2023
Preparação do diretor: ensino e aprendizagem em direção teatral
Professor: Carolina Vieira – Monitores: Wilyane Teixeira e Ana Kaylane
Disciplinas: Laboratórios de direção: work in process
História do teatro no ocidente: prototeatro à cena contemporânea
Professor: Gilson Brandão – Monitores: Matheus Castro e Felismina Cordeiro
Disciplinas: História do Teatro: moderno ao contemporâneo
A pedagogia teatral como experiência compartilhada
Professor: Juliana Carvalho – Monitores: Letícia Cacau Leite, Peri Sabóia e Kimberly Thayná
Disciplinas: Estágio Supervisionado I; O ator e a câmera; Tópicos especiais em artes cênicas I e Estágio Supervisionado II
Autorias coletivas: experiências pedagógicas para uma teatralidade contemporânea
Professor: Renata Silva – Monitores: Ruggieri Maia
Disciplinas: Autorias Coletivas
Metodologias ativas na formação de professores de teatro
Professor: Tharyn Stazak – Monitores: Tereza Benigno
Disciplinas: Arte na educação e Metodologias do ensino de teatro