COMENA – Corpo, memória e narrativas trapeiras

O projeto propõe investigar, a partir do campo autobiográfico, dispositivos metodológicos que fomentem a experiência estética na educação básica. Para tanto, explora o teatro-documentário à luz de Soler e o teatro de objetos documentais, cujos procedimentos criativos foram organizados por Shaday Larios, através da agência de detetives SOLAR, na Espanha. É na intersecção destes dois artistas que ancoramos nossa investigação poético-pedagógica que acontece desde 2018 no grupo de estudos COMENA com licenciandos e egressos do curso de teatro-licenciatura.

A relação entre documento e poética levou-nos, durante a pandemia, a investigar através dos objetos o espaço abolido dos corpos, dando lugar à narrativas que fomentaram o elaborar de um luto social. Deste estudo surge o vídeo-teatro NEGATIVO, processo que nos forneceu pistas para a formação de um conjunto de procedimentos, abrindo espaço para uma experiência pedagógica sensível em diálogo com a autobiografia e autoficção. Neste sentido, a pesquisa visa aprofundar e organizar os procedimentos para a criação de microdramaturgias, perspectivando o   desenvolvimento de dispositivos metodológicos na produção de teatralidades contemporâneas.

Vinculado ao COMENA, o projeto Janelas se propõe a desenvolver práticas corporais através da relação corpo-espaço, tendo em vista a criação de composições cênicas e a formação de multiplicadores, bem como de jovens iniciantes em teatro, promovendo um espaço profícuo de experiência estética consigo, com o outro e com o mundo. Através dessas práticas, o participante tanto da comunidade acadêmica, quanto da comunidade externa, poderá criar seu próprio repertório cênico-expressivo e organizar uma pedagogia para a formação de grupos em seus espaços de convívio. Neste sentido, a proposta se desenvolverá em duas grandes etapas: a formação com alunos da comunidade UFC; e um segundo momento quando esses alunos trabalharão com jovens iniciantes na escola básica e/ou grupos de jovens da periferia.

Apoiado pela Secult Arte UFC, os objetivos do projeto são:

• Desenvolver práticas artistico-pedagógicas com vistas a ministrar essas práticas para jovens de escola básica e/ou grupos periféricos;
  • Investigar as práticas dos viewpoints para a criação de poéticas e metodologias próprias;
  • Auxiliar na execução do plano de comunicação do projeto;
  • Realizar apresentações públicas.

Coordenadora: Renata Kely da Silva

Discentes envolvidos: Graduação e pós-graduação