Convite para participação no projeto de pesquisa: A dimensão pública do teatro na prática do Viewpoints

Data de publicação: 11 de março de 2022. Categoria: Sem categoria

Os professores Tiago Fortes e Renata Lemes, coordenadores do projeto de pesquisa A dimensão pública do teatro na prática do Viewpoints, convidam a todas, todes e todos estudantes Curso de Teatro-licenciatura interessados, para participar do primeiro encontro presencial, a se realizar na próxima sexta-feira (18/03) às 9hs, na sala HL 201, do prédio do Instituto de Cultura e Arte da UFC.

O projeto dos professores do faz parte do Projeto de pesquisa integrado interinstitucional Atuação teatral: o aqui e agora na cena expandida, que envolve ações de pesquisa em outras universidades no Acre, em Uberlândia, Belo Horizonte e Santa Catarina.

Segue abaixo o resumo do projeto de pesquisa.

Resumo: Chamamos a plateia de teatro de “público”, e o trabalho do ator e da atriz só têm sentido quando se dá com ou diante desta plateia. Mas até que ponto a dimensão pública é o que constitui o trabalho do ator e da atriz de teatro? O que faz com que a plateia de teatro possa ser considerada “público”, e não uma mera coleção de espectadores, de indivíduos privados, isolados, cada um em seu próprio assento, vivendo sua própria experiência pessoal? Essas são questões complexas que precisam ser investigadas, tanto em sua dimensão histórica quanto em sua dimensão conceitual, sempre atravessando, é claro, nossas próprias experiências práticas. E o Viewpoints é um campo de atuação exemplar para se trabalhar esta dimensão pública do teatro, por seu caráter eminentemente coletivo, não partindo da iniciativa pessoal do ator, mas daquilo que se dá no espaço em comum. Este projeto é parte integrante do Projeto de pesquisa integrado interinstitucional Atuação teatral: o aqui e agora na cena expandida, que terá duração de 3 anos, culminando ao fim de cada ano com a realização de um espetáculo laboratorial.