Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Teatro-Licenciatura

Área do conteúdo

Perguntas Frequentes

Como eu acesso o Guia do Aluno da UFC?

Você pode acessar o guia através do seguinte link http://www.guiadoestudante.ufc.br/

 

A UFC disponibiliza bolsas aos discentes dos Cursos de Graduação?

Sim. A Universidade Federal do Ceará disponibiliza bolsas remuneradas para alunos de graduação com o objetivo de  contribuir para sua formação intelectual, acadêmica e profissional e também como incentivo à permanência nos Cursos.

  1. Monitoria (Pró-Reitoria de Graduação) – Propiciar o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas visando à formação para o exercício da docência.
  2. Iniciação Científica (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) – Desenvolver a vocação para a pesquisa.
  3. Programa Especial de Treinamento (PET) (Pró-Reitoria de Graduação) – Proporcionar aos alunos dos Cursos onde existe PET uma diversidade de conhecimentos acadêmicos através da participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  4. Extensão (Pró-Reitoria de Extensão) – Oportunizar ao estudante o desenvolvimento de atividades de ação cultural, comunitária e de difusão científica e tecnológica.
  5.  Assistência (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) – Proporcionar à comunidade estudantil atividades remuneradas mediante prestação de serviços de natureza técnico-administrativa nas diferentes unidades da UFC.
  6. Bolsa-Arte (Museu de Arte da UFC – MAUC) – Visa proporcionar aos universitários vocacionados para as artes plásticas a oportunidade de participar de estudos, pesquisas e aplicação de conhecimentos artísticos.
  7.  Suporte a Sistemas Computacionais (Pró-Reitoria de Planejamento) – Desenvolver sistemas, ministrar cursos, implantar e gerenciar redes de computadores.
  8. Graduação Sanduíche (Coordenações de Cursos e Coordenadoria de Assuntos Internacionais) – Realizar parte dos estudos na França, Alemanha ou Estados Unidos.

Na aba acesso à informação você pode acompanhar os editais e resultados de algumas destas bolsas.

 

E como eu faço para ter a minha Carteira de estudante?

Para ter acesso à carteira de estudante você deverá procurar o Centro Acadêmico (CA) de seu curso ou o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Como funcionam os períodos letivos dos Cursos de Graduação?

A maioria dos cursos funciona em regime semestral e cada semestre tem a duração de 100 (cem) dias letivos, excluído o período destinado à realização das Avaliações Finais (AFs). Outros cursos funcionam no regime anual que compreende dois sub-períodos de 18 (dezoito) semanas. A estrutura curricular dos cursos é composta por disciplinas obrigatórias e optativas, além de outras atividades complementares à formação profissional e cultural do estudante.

 

Como é a Avaliação no Curso e o que é o IRA?

A avaliação do rendimento escolar é feita por disciplina/componente curricular. Em algumas situações, é feita também na perspectiva do Curso. A avaliação por disciplina, a mais frequente, considera os seguintes aspectos: eficiência e assiduidade.

Atenção!  O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) é calculado ao final de cada período letivo sendo levado em consideração a nota final, o período em que a disciplina foi cursada relativo ao previsto na grade curricular e o número de disciplinas interrompidas (trancamento parcial). No caso de reprovação por falta, a nota final é computada como 0 (zero).

Assiduidade! Para ser aprovado neste aspecto, o aluno deverá apresentar frequência, em cada disciplina, igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga-horária prevista. Nos casos de estágio e de internato, deverá apresentar frequência superior a 90% (noventa por cento) da carga horária prevista. Se o aluno contrair duas reprovações por frequência em uma mesma disciplina ou acumular quatro reprovações por frequência em disciplinas de seu curso terão sua matrícula bloqueada para o semestre subsequente. O desbloqueio só poderá ser efetuado mediante assinatura de termo, na coordenação do curso, onde o estudante declara ter ciência de que a próxima reprovação por frequência acarretará no cancelamento definitivo de sua matrícula.

Sistemática de avaliação: Ao final do semestre e após, no mínimo, duas avaliações, caso obtenha nota igual ou superior a 7,0 (sete), parabéns, estará aprovado por média. Caso não consiga atingir a média com as notas das AP poderá fazer avaliação final (AF). Para tanto, terá que apresentar média de AP igual ou maior que 4,0 (quatro) e menor que 7,0 (sete). Na hipótese de você ir para a AF, deverá obter nota igual ou superior a 4,0 (quatro) na avaliação final que somada à média das AP deverá resultar numa média igual ou superior a 5,0 (cinco).

 

E se eu precisar solicitar a revisão de uma nota?

Caso você queira solicitar revisão de nota, deverá recorrer à coordenação do Curso, encaminhando sua uma justificativa por escrito, no prazo de até três dias úteis após o conhecimento do resultado da avaliação.

 

Estou em tratamento de saúde e não poderei comparecer às aulas por mais de uma semana, o que devo fazer?

Terá direito a atendimento domiciliar aqueles que se enquadrarem nos seguintes casos: 1. Alunas em estado de gravidez a partir do 8º mês de gestação e durante três meses (Lei n. 6.202/75); 2. Portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições que impeçam temporariamente a frequência às aulas (Decreto Lei n. 1.044/69). O requerimento deverá ser feito em formulário próprio do Serviço Médico da UFC, nos 03 (três) primeiros dias úteis a partir do início do impedimento ou, excepcionalmente, nos casos de comprovada força maior, em até 15 (quinze) dias corridos, a contar da data do evento que deu causa ao pleito. Este aspecto é mensurado ao longo do período letivo através de avaliações progressivas (AP’s) que resultarão em notas que podem ser obtidas através de provas, seminários, trabalhos de pesquisa etc., e de forma coletiva ou individual. A metodologia e os instrumentos de avaliação são indicados no plano de ensino aprovado pelo Departamento que oferta a disciplina.

 

Como posso aproveitar disciplinas cursadas em outra graduação?

Para o aproveitamento de estudos, a solicitação deve ocorrer no momento do ingresso no curso, até no máximo o semestre posterior ao ingresso. Não serão aproveitados os estudos realizados em curso superior de instituição não autorizada. Os aproveitamentos são sujeitos à aprovação de comissão interna.

 

E a minha matrícula, aonde eu faço?

A cada semestre letivo, com exceção da 1ª matrícula dos alunos admitidos via vestibular, o aluno deverá efetuar sua matrícula através da Internet. Para tal, cadastre sua senha na coordenação de seu curso. Poderá fazer sua matrícula, também, através de um procurador munido de procuração. O período de matrícula está previsto no Calendário Universitário. A não realização da matrícula no prazo previsto no Calendário Universitário poderá acarretar perda da vaga na Universidade. Nesta situação, torna-se necessário solicitar reabertura de matrícula à Pró-Reitoria de Graduação nos períodos determinados no Calendário Universitário. A Pró-Reitoria de Graduação emitirá parecer após análise feita pela coordenação do curso.

Matrícula institucional: Se o aluno estiver impossibilitado de cursar o semestre e não atender aos requisitos para o Trancamento Total de Matrícula, deverá efetuar a Matrícula Institucional, garantindo, assim, seu vínculo com a Instituição. Esta matrícula poderá ser renovada a cada período letivo. O limite máximo da quantidade de Trancamentos Totais e de Matrículas Institucionais, somados, é de 2 (dois) anos (quatro semestres). No caso da Matrícula Institucional, este período é computado para a integralização curricular. Para realizar a Matrícula Institucional, o aluno deverá ter integralizado todas as disciplinas obrigatórias dos 2 (dois) primeiros semestres de seu curso.

Trancamento de matrícula: Há duas modalidades de trancamento: total e parcial. Em qualquer dos casos, o aluno deve encaminhar solicitação à Coordenação de Curso no prazo estabelecido pelo Calendário Universitário. Para solicitar trancamento total, o aluno deverá estar enquadrado em um dos seguintes casos:

  • Doença atestada pelo Serviço Médico da UFC;
  • Mudança de domicílio para outra cidade;
  • Exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários;
  • Obrigação de natureza militar.

O trancamento total de matrícula, renovável a cada semestre, não conta tempo para efeito de jubilação. O aluno só poderá permanecer sem matrículas em disciplinas (isto é, em Trancamento Total OU Matrícula Institucional) por 2 (dois) anos (quatro semestres). No caso de trancamento parcial, o aluno deve permanecer matriculado no mínimo de créditos permitido pelo Curso. Quando você se sentir desmotivado ou com problema de aprendizagem, procure a Coordenação de seu Curso. Há ainda, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, o PAPEU que é um programa de apoio psicopedagógico ao estudante da UFC. O telefone da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis é (85) 3366-7441.

É importante que você não perca nenhuma disciplina! Para tanto, evite ser reprovado ou fazer trancamento parcial. Embora o trancamento seja um direito assegurado ao aluno, é fundamental que você só utilize este recurso em situações realmente inevitáveis, pois traz prejuízos irrecuperáveis como rebaixamento de seu Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo