Projeto Pedagógico do Curso
O Projeto Pedagógico de um Curso de graduação é o documento que expressa a sua identidade.
Sua finalidade é apresentar à comunidade acadêmica como o Curso se caracteriza e se organiza em função de suas escolhas e percursos para contribuir na formação profissional que se propõe a oferecer aos seus discentes.
A necessidade de ser constantemente revisto e reformulado advém da própria dinamicidade inerente aos objetivos do Curso. As demandas da sociedade por profissionais com formação cada vez mais sólida e com habilidades múltiplas para lidar com os avanços da tecnologia e com os desafios das relações interpessoais, as constantes atualizações da legislação educacional e dos mecanismos de avaliação institucional, bem como os seus resultados são os grandes motivadores de uma constante e sistemática revisão e reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação.
Sobre esse último aspecto, vale ressaltar que o PPC é um documento essencial na avaliação dos cursos. Muitas das informações exigidas como indicadores de avaliação estão presentes nesse documento. Um PPC bem elaborado e atualizado é um excelente cartão de visita, bem como é elemento que contribui para que o Curso alcance seus objetivos.
A elaboração ou a reformulação do PPC requer um envolvimento muito sintonizado de toda comunidade acadêmica do curso: professores, estudantes, coordenadores e membros do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante – NDE. Quanto mais participativo e democrático for esse processo, maiores as possibilidades de o PPC culminar em um documento que reflita a real identidade do Curso.
Confira aqui o documento vigente: Projeto Pedagógico do Curso de Teatro-licenciatura UFC