A dimensão pública do teatro na prática do Viewpoints
Chamamos a plateia de teatro de “público”, e o trabalho do ator e da atriz só têm sentido quando se dá com ou diante desta plateia. Mas até que ponto a dimensão pública é o que constitui o trabalho do ator e da atriz de teatro? O que faz com que a plateia de teatro possa ser considerada “público”, e não uma mera coleção de espectadores, de indivíduos privados, isolados, cada um em seu próprio assento, vivendo sua própria experiência pessoal?
Essas são questões complexas que precisam ser investigadas, tanto em sua dimensão histórica quanto em sua dimensão conceitual, sempre atravessando, é claro, nossas próprias experiências práticas. E o Viewpoints é um campo de atuação exemplar para se trabalhar esta dimensão pública do teatro, por seu caráter eminentemente coletivo, não partindo da iniciativa pessoal do ator, mas daquilo que se dá no espaço em comum. Este projeto é parte integrante do Projeto de pesquisa integrado interinstitucional Atuação teatral: o aqui e agora na cena expandida, que terá duração de 3 anos, culminando ao fim de cada ano com a realização de um espetáculo laboratorial.
Coordenação: Tiago Fortes e Renata Lemes
Discentes envolvidos: Iago Domingos (mestrado); Natália Witzbick (graduação); Mitchu Marinho (graduação); Matheus Bizerra (graduação); Gyl Giffoni (Prof. Substituto da graduação); Hândalo Felix (graduação).