Estrutura Curricular
Flexibilização e acessibilidade metodológica buscam abrir espaço para a construção de um conhecimento por meio de experimentações teórico-práticas que cruzam interdisciplinarmente, e de maneira constante, as áreas do teatro e da educação. A integralização curricular, articulando um conjunto de atividades obrigatórias e optativas, dão subsídio à formação de um artista-pesquisador-docente que, vivenciará o este percurso em 4 unidades curriculares:
1) das práticas cênicas;
2) das práticas pedagógicas em teatro;
3) das práticas teóricas em teatro e
4) da articulação artista-pesquisador-docente.
Nos primeiros semestres o discente encontra disciplinas obrigatórias divididas em componentes introdutórios e laboratoriais: práticas artístico-teatrais (em interpretação e direção, com aulas de pesquisas corporais e vocais); disciplinas que relacionam estas práticas com a educação; disciplinas específicas sobre arte e educação; disciplinas de metodologia da pesquisa; assim como de introdução à vida acadêmica e de tutoria sobre seu percurso curricular. Compõem, ainda no conjunto curricular dos primeiros semestres, disciplinas de história e teoria teatral; de aspectos visuais da cena; de teatro-educação e de pesquisa em artes cênicas.
Na fase dos Laboratórios, se enfatiza a experimentação do saber-fazer teatral através da atuação direta do estudante como ator, professor ou diretor de teatro, em modalidades diversas, contemplando, o trabalho corpóreo-vocal para a cena; o trabalho do texto na atuação; a montagem de textos; work in progress; o teatro enquanto práticas de convívio; etc. Nesta fase, ainda se somam disciplinas específicas da Faculdade de Educação (Didática, Psicologia da aprendizagem, entre outras), provocando um saber/fazer interdisciplinar, marca valiosa que atravessa a integralização curricular do Curso.
Mais para o final do Curso se ofertam as optativas de ênfase, na qual o discente deve optar por desdobrar mais amplamente uma das três áreas da prática teatral que vivenciou no Curso, a saber: 1) Atuação em montagem: o discente optará pela prática da atuação teatral; 2) Direção: o discente optará pela prática da direção teatral e 3) Autorias coletivas da cena: o discente poderá optar por desenvolver um trabalho em colaboração grupal, cuja função artística será definida a partir de processo criativo. O caráter de Pesquisa, Concepção e Prática acompanha qualquer uma destas opções. As atividades de Estágio IV ou do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) podem ser desenvolvidas no percurso de uma destas atividades de ênfase, desde que consideradas a elaboração de um projeto que relacione e articule a prática cênica desenvolvida e que proponha a reflexão da experiência por meio um memorial crítico ou artigo sobre o realizado.
Em uma outra frente significativa do Curso, no sentido de garantir a acessibilidade, metodológica e epistemológica, busca-se, também, através de adaptações curriculares, diversificar nossos modos de ensino, ampliar a participação de cada aluno, investigar novos instrumentos de trabalho e renovar os conceitos de avaliação, através de esforço individual e da busca de soluções coletivas para cada tipo de necessidade. Pode-se contar para tal com o apoio da Secretaria de Acessibilidade da UFC, tanto no enfrentamento das barreiras arquitetônicas como comunicacionais. Além disso, a integralização curricular inclui a disciplinas de LIBRAS, como obrigatória.
Os conteúdos curriculares estão organizados em disciplinas (obrigatórias e optativas) e atividades (Estágios, optativas de ênfase e TCC) buscando atender às Diretrizes Curriculares Nacionais — tanto as destinadas aos cursos de Teatro, quanto aos cursos de formação de professores — bem como as orientações de competências profissionais apontadas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). No que tange às artes, o Curso propõe abranger as seis dimensões orientadas pela BNCC: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão, em diversas disciplinas, práticas e teóricas, por meio da imersão em processos criativos em teatro, discussões sobre teoria e história teatral e abordagens metodológicas que reprocessem e reinventem práticas artístico-pedagógicas. Vale destacar, da mesma maneira, que nestas práticas, os discentes muitas vezes adentram em problemáticas locorregionais urgentes, de significativa relevância social, tais como a discriminação racial, sexual ou de classe, entre diversas outras questões de convívio, em que são dados a perceber os alcances políticos e éticos de toda esta área de conhecimento universitário. Além destes conteúdos serem transversais a boa parte das disciplinas, teóricas e práticas, da integralização curricular proposta, vale ressaltar que o Curso oferta disciplinas e atividades que incluem em suas ementas eixos sobre Educação Ambiental, Educação em Direitos Humanos e Relações étnico-raciais e africanidades.
Para saber mais sobre a integralização curricular e as disciplinas que integram a proposta do Curso acesse o PPC do Curso.