Objetivos e Perfil de Formação
Objetivo Geral:
Possibilitar a formação de licenciandos em teatro para que operem a tríade artista-pesquisador-docente na prática teatral, articulando-a no ensino formal e não formal, nos seus alcances artísticos, pedagógicos, sociais, éticos e políticos.
Específicos:
● Propiciar a formação de educadores que atuem com teatro na educação infantil, no ensino fundamental e médio, uma vez que a Lei 13.278 de 2016 determina que o teatro é uma das linguagens que constituem o componente curricular Arte, obrigatório na educação básica.
● Oportunizar ao discente, ao longo do Curso, o contato com as diversas possibilidades artístico-pedagógicas que permeiam o teatro, tais como: atuação, direção, processos colaborativos, mediação teatral, intervenção em espaço público, performance, dramaturgias expandidas da cena e do texto, pesquisas em metodologias de ensino e criação cênica.
● Construir o fazer universidade no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, constituindo o Curso de Teatro-licenciatura como gerador de pensamento cênico, experimentações e pesquisas transdisciplinares nos seus mais abrangentes alcances pedagógicos, políticos, éticos e socioculturais.
● Capacitar artistas-pedagogos profissionais para trabalhar as múltiplas dimensões da relação sociedade–cultura–natureza e das amplas interfaces de sua área de conhecimento com a sua realidade contingente (locorregional), em suas interfaces com a realidade global, visando uma ação transformadora da realidade, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
● Ampliar conhecimentos sobre as novas metodologias e tecnologias de pesquisa e ações, tanto pedagógicas como artístico teatrais, a modo de promover práticas emergentes sensíveis, em resposta às mudanças socioculturais da contemporaneidade, visando sempre a sustentabilidade e a igualdade social.
Perfil do Egresso:
O profissional formado no Curso será capaz de operar a/na tríade artista-pesquisador-docente agenciando processos criativos com a linguagem teatral, articulando estes fazeres no ensino formal e não formal, nos seus amplos alcances poéticos, pedagógicos, sociais, éticos e políticos, em uma atualização constante de sua prática artística e docente, para que esteja apto a estimular, e até mesmo aprimorar pedagogicamente as instituições nas quais venha a trabalhar.
Este conhecimento teórico-prático poderá ser exercido também em coletivos teatrais com fins artísticos, permitindo também rever constantemente seus procedimentos pedagógicos com a arte teatral. O profissional estará apto a trabalhar de maneira integrada, inter e transdisciplinarmente, conjugando pensamento reflexivo e sensibilidade estética, com uma sólida formação técnica, artística e cultural, a fins de agenciar novos meios pedagógicos e poéticos, de expressão e linguagem teatral, tornando-se um agente cultural que abre e evidencia novos modos de convívio no meio social estabelecido, com criticidade e criatividade.