Histórico do Curso
O Curso de Teatro-licenciatura foi criado em 2009, como parte do projeto REUNI, em um contexto político que apontava para uma efervescência de estratégias e ações do Governo Federal em prol da melhoria da educação básica, dentre elas a criação de mais cursos superiores para formação de professores.
No entanto, a história do Curso não é tão recente. Ela está ligada ao antigo Curso de Arte Dramática, instituído em fevereiro de 1961 pelo Conselho Universitário da UFC. O CAD funcionou de 1963 a 2009, inicialmente vinculado à Faculdade de arquitetura (1965 – 1970) e depois à Pró-reitoria de extensão (1970 – 2009). Em julho de 2009, a partir do projeto dos professores Ângela Linhares e Ricardo Guilherme e posteriormente desenvolvido pelos professores Gil Brandão, Orlando Luíz de Araújo e Elvis Matos, foi então criado o Curso de Artes Cênicas da UFC (atualmente Curso de Teatro-Licenciatura), integrando o Instituto de Cultura e Arte.
Desde que iniciou suas atividades como um curso de graduação em 2010, o curso vem dando continuidade ao histórico do CAD – que teve expressivo impacto na formação de gerações de artistas teatrais da cidade e do estado do Ceará – e formando profissionais qualificados tanto no plano artístico quanto da docência e pesquisa no campo do Teatro. O curso já graduou discentes de 9 turmas que hoje em dia atuam na educação básica, nas redes pública e privada de ensino, em espaços culturais, na gestão pública para cultura, em coletivos teatrais, em organizações da sociedade civil, seguindo seus estudos em programas de pós-graduação e, inclusive, até atuando como professores do Magistério Superior em IES do país.
Trata-se portanto, de um curso comprometido com a universidade pública e democrática ao cumprir seu objetivo de formar profissionais de excelência.