RP 2022-2023
Objetivo geral: Preparar o residente para estruturar, desenvolver e avaliar atividades artístico-pedagógicas junto ao componente curricular Arte, em turmas de ensino fundamental e médio, com o intuito de estimular uma postura propositiva que se propõe a produzir modos de atuar no ambiente escolar de maneira crítica e inventiva, considerando dialogicamente o contexto, as diretrizes curriculares e as urgências dos sujeitos
Objetivos Específicos:
- Possibilitar que os residentes compreendam o cotidiano da escola a partir de uma imersão na rotina de trabalho escolar;
- Propiciar o engajamento artístico-pedagógico dos residentes das licenciaturas nas escolas campo, através de práticas de intervenção e mediação artística articuladas às duas linguagens artísticas contempladas no projeto (Dança e Teatro), a fim de favorecer a visibilidade e a apropriação do fazer artístico no ambiente escolar, bem como de promover o desenvolvimento do repertório cultural dos alunos da Educação Básica;
- Promover uma articulação entre prática docente e pesquisa acadêmica no âmbito das licenciaturas, a fim de contribuir com a produção de conhecimentos acerca de novas metodologias de ensino e aprendizagem nas duas linguagens artísticas que compõem este subprojeto;
- Investigar como o componente curricular arte, em suas dimensões criativas e pedagógicas, pode promover a construção de lugares de fala e de expressão junto aos alunos das escolas-campo, favorecendo o aparecimento e a valorização de relatos e histórias de vida ligadas aos jovens e suas comunidades;
- Elaborar propostas didático-pedagógicas inovadoras e interdisciplinares no ensino de Arte, articulando as linguagens Dança e Teatro.
Docentes orientadoras: Renata Kely da Silva e Juliana Maria Girão Carvalho Nascimento.
Escolas-campo:
- Núcleo 1 (profa. Juliana Carvalho): EEMTI Dom Antônio de Almeida Lustosa, EEEP Marwin e EEMTI José Valdo Ribeiro Ramos;
- Núcleo 2 (profa. Renata Silva): EM Professor Martinz de Aguiar, EMEIF 11 de agosto, EMTI Roberto Cláudio Frota Bezerra.